“Rio Interior” promove debate entre pré-candidatos a governador no Palácio de Cristal



Portal Acontece Petrópolis: Nesta sexta-feira (30), foi realizada, no Palácio de Cristal, a abertura do projeto “Rio Interior – O futuro em nossas mãos”, que contou com uma palestra com o doutor em Planejamento Urbano Mauro Osório e um debate com pré-candidatos ao governo do Estado. O jornalista da TV Globo Sidney Rezende conduziu as perguntas.

A iniciativa, da InterTV, por meio da empresa Actual BR, e patrocínio da Petrobrás, tem o objetivo de promover o desenvolvimento dos municípios do interior do estado nas áreas de esportes, cidadania, educação e economia. Segundo Jorge Maciel, diretor executivo da InterTV, a proposta de se realizar o “Rio Interior” partiu da reflexão, entre diretores da emissora, de que a mídia de uma forma geral estaria apresentando somente “coisas ruins”. “Por isso, o projeto tem como objetivo fomentar as ações positivas no interior, com ações de cidadania, debates, palestras, atividades artísticas, de inclusão digital e oficinas”, explicou. 

O debate foi realizado com quatro pré-candidatos ao governo do Estado: o governador Luiz Fernando Pezão; o deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho; e os senadores Lindebergh Farias e Marcelo Crivella. Os pré-candidatos falaram sobre suas propostas para desenvolver o interior do estado e quais seriam suas prioridades, caso eleitos em outubro.

O ex-governador Anthony Garotinho afirmou que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) reduzido para o distrito da Posse deveria ser estendido para todo o município. O senador Marcelo Crivella, por sua vez, defendeu o que chamou de Zona Franca Social nas comunidades, com incentivos fiscais para empresários que investissem nessas regiões. Já o senador Lindebergh Farias propôs a redução do ICMS para a Região Serrana, por conta dos recentes desastres das chuvas. Por fim, o governador Luiz Fernando Pezão afirmou que, com a inauguração do Arco Metropolitano em julho, 58 empresas já estão com licença ambiental para se instalar nos municípios ao longo da via. Ao fim do encontro, ele afirmou que, se até o fim da eleição o nível dos debates continuar assim, a visão da população sobre política poderá mudar.

Também estavam presentes no evento: a ex-governadora e prefeita de Campos, Rosinha Garotinho; deputados federais e estaduais; vereadores; secretários de governo e empresários da região Serrana.

Comentários